sexta-feira, 12 de julho de 2013

Molho de tomate caseiro no fogo ou micro-ondas, forma de congelar e descongelar


Nada melhor do que um molho caseiro, e para quem usa muito molho de tomate, é sempre bom ter um guardado no freezer para agilizar na hora do preparo da receita.

Outra coisa ótima é aproveitar os tomates que já estão quase se perdendo, e como desperdício é uma palavra que não se pronuncia aqui em casa, eu não deixo perder nadinha e preparo logo um molhinho especial.

Para fazer é super prático, você pega os tomates maduros, lava e tira a pele. O processo para retirar a pele já postei aqui. Depois você pode escolher se retira as sementes ou não. Eu ás vezes retiro, mas dessa vez fiz com sementes e depois coei. Só um detalhe, se for retirar as sementes, evite lavar os tomates, porque a água retira um pouco o sabor.

Coloque os tomates no liquidificador e bata. Se preferir, coloque um pouco de água para bater melhor.

Numa panela, refogue cebola picadinha ou processada até ficar transparente. Depois, junte o alho picadinho (ou processado) e refogue. Mexa sempre para evitar queimar. Em seguida acrescente o tomate batido no liquidificador.

Agora é o momento que você vai temperar. No caso se você for congelar, não tempere muito ou simplesmente não tempere. Congele e depois quando for descongelar você tempera.

Para temperar, coloque uma folha de louro e mexa. Tempere com sal e pimenta do reino moída. Dê uma provadinha. Se achar que ficou um pouco ácido, acrescente um pouquinho de açúcar. Isso mesmo. Tira a acidez e não fica doce (claro, um pouco é tipo uma colher de café). Depois acrescente orégano ou manjericão e mexa.

Tampe a panela e deixe no fogo um tempinho até borbulhar, lembrando que deve misturar de vez em quando para não grudar o fundo.

Para congelar, deixe o molho esfriar. Depois coloque em um recipiente de sua escolha, bem limpo, seco e fechado. Cole uma etiquetinha para identificar, informando a data. O ideal é congelar até dois meses. Leve ao freezer.

Para descongelar, retire o recipiente do freezer e leve a geladeira até descongelar. Depois é só colocar numa panela e levar ao fogo para aquecer. Caso tenha congelado sem temperar, esse é o momento de acrescentar os temperos (olhar na parte para temperar acima). Você também pode descongelar no micro-ondas, só retirar a tampa do recipiente e deixar por 2 a 3 minutos. Adicione um pouco de água se o molho estiver grosso.

Caso queira fazer o molho de tomate no micro-ondas, o processo é quase igual. Você vai retirar a pele como no processo acima ensinado. Bata no liquidificador ou simplesmente amasse os tomates até fazer um purê. Passe na peneira. Num recipiente, misture o purê com os temperos, cubra e leve ao micro por uns 10 minutinhos. Mexa bem de tempo em tempo. Após, descubra e leve ao micro por mais 20 minutos até engrossar, mexendo várias vezes durante o tempo. Depois é só esperar esfriar e colocar nos potinhos para congelar. Ou utilizar o molho ainda quente para preparo do prato escolhido.

Outro molho de tomate que fiz está aqui.

2 comentários:

Raquel Alabaça disse...

Tudo se aproveita, é bom ter-mos para quando o tomate fica esquecido no supermercado!!

Josy disse...

Nada como um molho caseirinho né Nane, adorei as dicas, excelentes. Beijinhos, ótimo final de semana

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails